Assessoria em Documentos

Login:

Login

Senha

Lembrar senha

Tel.: (11) 3326-1033
Artigos

Criatividade e Sinergia

'Um caçador astuto não segue as trilhas frequentadas por outros caçadores, pois ele sabe que por ali não chegará aos locais de caça abundante” Massaharu Taniguchi

O cenário atual exige cada vez mais que as empresas exerçam sua criatividade e busquem a inovação de seus produtos e serviços para não ficarem a margem do mercado. A criatividade, além de ser a mola-propulsora do sucesso, constitui-se em uma valiosa ferramenta de gestão, sendo considerada fonte inesgotável de vantagem competitiva. Num ambiente de trabalho saudável, onde é permitida a criatividade, propicia também um clima de trabalho harmonioso, onde toda a equipe, além de ser valorizada, possa atuar de forma a somar forças, conhecimentos e talentos, fazendo da improvisação, da adaptação, da imaginação, bem como, da criatividade, um trampolim para o sucesso.

Efeito sinérgico. Sinergia deriva do grego cooperação sýn, juntamente com érgon, trabalho. É definida como o efeito ativo do trabalho ou esforço coordenado de vários sistemas na realização de uma tarefa complexa ou função. Onde o todo supera a soma das partes, ou que, a soma das parte é mais que o todo. Uma definição clara do que é sinergia e que eu particilarmente adoro é: Quando a somatória de dois mais dois resultam em cinco. O exercício da criatividade num ambiente onde impera o efeito sinérgico, os funcionários de uma empresa poderão, sempre com o apoio e supervisão da gerência: inserir no mercado produtos e/ou serviços inovadores, fazer seu trabalho com mais rapidez e qualidade, fazer um diferencial, agregando valor ao produto e ao serviço, conquistando com isso vantagens competitivas para se solidificar no mercado. Ao empresário cabe a orientação. Com um grupo de trabalho com bom potencial sinérgico e criativo, 90% do caminho interno da estrutura organizacional já está trilhado. Cabe a ele, antever os fatos, enxergando o que ainda não foi visualizado trabalhando a imaginação, compilando a idéia, colocando-a em prática, em prol da organização.

Existe uma frase que diz “o relógio funciona com mais precisão, quanto mais as suas peças, cada uma diferente da outra, forem fiéis a sua individualidade” óbvio, mas interessante se levarmos em conta que as peças são os funcionários e o relógio, a empresa. Uma peça em desajuste coloca em risco todo o sistema.

A empresa inteligente não pode deixar de sonhar e vislumbrar seu lugar ao pódio, devendo sempre trabalhar de forma criativa e inovadora, transformando dessa maneira seus problemas em grandes oportunidades de negócio. E, internamente, incentivar e apoiar seus colaboradores a criarem e a inovarem, propiciar e estimular, um ambiente favorável à criatividade e harmonioso onde possa prevalecer, além da participação, integração, inter-relação e interação entre pessoas e departamentos, a tão sonhada sinergia. É adequado dizer que, se a empresa não desejar inovar, estará fadada ao fracasso, seguindo rumo à trilha da submersão e sendo conduzida em curto período de tempo à exclusão do mercado.

Ao invés de utilizarmos a frase feita “Não custa tentar”, usemos esta: “Não custa pensar” pense nisso.
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home