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A Função do Despachante Documentalista

A FUNÇÃO DO DESPACHANTE DOCUMENTALISTA, ESPECIALISTAS EM  PRODUTOS CONTROLADOS

 

Os despachantes documentalistas de produtos controlados devem possuir Credenciamento na Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e no Conselho Regional de Despachante Documentalista – CRDD.

Os despachantes são muito úteis tanto para os Órgãos Fiscalizadores competentes, quanto para as empresas usuárias de seus serviços.

Aos órgãos Públicos porque alguns despachantes chegam a ter centenas de clientes em uma única repartição onde funciona o Setor de Produtos Controlados.

Daí, a facilidade de comunicação, visto que estes estão em contato com as Delegacias devido seus interesses quanto as licenças, facilitando o contato e os processos vindo dos despachantes já veem revisados, com documentos ordenados conforme prevê a legislação e com as taxas pagas nos valores exatos e outros.

Entretanto, caso falte algum documento em um processo ou devido novas exigências seja necessário juntar novos documentos nos processos, o contato é direto, sem ter de enviar correspondências e demais burocracias necessárias tornando o processo mais rápido.

Alguns desses despachantes estão há dezenas de anos atuando com produtos controlados e são verdadeiros mestres no assunto, com conhecimento prático e teórico, o que vem só a somar para o desempenho do trabalho de fiscalização.

Além de terem em seus quadros de funcionários, profissionais com conhecimento jurídico, conhecimento químico e estão sempre atualizadas com novas normas e acabam trazendo muito conhecimento aos Policias e Agentes que tenham contato com eles.

E as empresas também são contempladas com as mesmas atribuições, recebem assessória por profissionais no assunto, como já dito com conhecimento químico, conhecimento jurídico, maneira a agilizar as rotinas necessárias para montarem os processos de solicitação de licenças.

Tem facilidade em analisar as necessidades da empresa, verificando os produtos controlados que utilizam ou irão utilizar e assim solicitar as licenças necessárias. Tais como de uso, comercio, transporte, deposito fechado, etc. Providenciando os documentos específicos para cada aplicação. Inclusive atentando os clientes a recolher as taxas corretamente para determinada aplicação e os mantendo informados nas atualizações no segmento de produtos controlados.

Além de prepararem as empresas para a possível recepção em fiscalização, informando-os sobre como se comportar em uma fiscalização, tomando ciência do que possa se exigir e documentos necessários para proceder com a vistoria na empresa. Informando que os agentes fiscalizadores podem solicitar cópias de documentos, visitar todas as instalações da empresa que haja produtos químicos ou que sejam relacionadas a eles, inclusive tirar fotos e colher informações de funcionários que estejam no local.

O Conselho Regional de Despachante Documentalista – CRDD, em seu site oficial, traz  algumas das inúmeras funções dos despachantes documentalistas: [1]

A - Executar serviços para os clientes junto a órgãos e entidades competentes

Solicitar documentos pessoais (CIC, RG, CNH, Passaporte)

Solicitar documentos de pessoas jurídicas

Solicitar documentos de bens móveis veículos Terrestres, embarcações, aeronaves)

Solicitar documentos de bens imóveis (certidões, registros e averbações)

Solicitar alvarás e licenças para diversos fins

Solicitar laudos diversos (perícias, vistorias e avaliações)

Legalizar documentos de estrangeiros

Solicitar certificações de procedência e qualidade

Registrar produtos

Registrar marcas, patentes e desenho industrial

Solicitar homologações de atos

Efetuar inscrições, alterações e baixas em registros e cadastros

 

B - Gerenciar serviços e atividades do cliente

Gerenciar arquivo de dados e documentos do cliente

Monitorar datas de vencimento de documentos dos clientes

Assessorar o cliente em assuntos específicos, com embasamento legal

Pleitear a regularização de documentos

Desentranhar processos

Desembaraçar processos

Defender verbalmente o cliente

Recorrer de decisões administrativas

 

C - Providenciar a solicitação de documentos

Preparar os documentos

Redigir requerimentos

Providenciar a expedição de documentos

Montar o processo

Direcionar cliente e processo ao órgão competente

Protocolizar o requerimento

Acompanhar a tramitação de processo

Retirar os documentos

Conferir a exatidão dos documentos

Entregar os documentos

Elaborar documentos

 

D - Regularizar débitos e créditos

Apurar impostos, taxas e emolumentos

Preencher guias e formulários

Pagar impostos, taxas e emolumentos

Pedir baixa dos débitos

Requerer a certidão negativa de débitos

Interpor defesas e recursos

Requerer suspensão de impostos, taxas e contribuições

Requerer parcelamento de débitos

Requerer cancelamento de débitos e dívidas

Requerer restituição de indébitos

Requerer substituição dos meios de Pagamento de debito

Apurar créditos

Requerer a isenção de impostos, taxas e emolumentos

Requerer indenizações, seguros, pecúlios e pensões

Requerer o reconhecimento de imunidade

 

E - Instruir processos

Planejar o trabalho

Pesquisar informações

Analisar informações

Consolidar as informações

Classificar documentos

Documentar o processo

Relatar o processo

Formalizar o processo

Atualizar a documentação legal da empresa

 

F - Gerir sua empresa

Controlar custos usando planilha

Implementar métodos de trabalho

Equipar a empresa

Selecionar o local da empresa

Coordenar equipe de trabalho

Zelar pela aparência e funcionalidade do ambiente de trabalho

Estabelecer procedimentos de trabalho

Orientar os funcionários sobre sua apresentação pessoal

Atualizar a documentação legal da empresa e dos funcionários

Cumprir estratégias de marketing

Fixar honorários

Estabelecer horários de funcionamento da empresa

Adotar padrões de controle de qualidade

Controlar a qualidade de procedimentos padrão

 

G - Comunicar-se

Telefonar aos clientes

Enviar fax e e-mail

Visitar clientes

Enviar comunicação registrada

Produzir boletins informativos

Distribuir propaganda

Veicular anúncios em jornais e periódicos

Divulgar serviços por mala direta

Divulgar serviços por rádio ou televisão

Colocar página na Internet

 

H - Desenvolver novos campos de atividade profissional

Identificar possíveis serviços

Desenvolver projetos de atuação profissional

Atuar preventivamente frente às alterações concretas e possíveis

Negociar a implantação de serviços

Dialogar com órgãos públicos sobre o aperfeiçoamento de serviços

Firmar parcerias no mercado interno e externo

 

I - Demonstrar competências pessoais:

Agir eticamente

Atualizar-se quanto à métodos e ferramentas de trabalho

Agir com profissionalismo

Ter conhecimentos técnicos e jurídicos

Falar outros idiomas

Expressar-se com clareza

Guardar o sigilo profissional

Trajar-se adequadamente

Tratar com urbanidade funcionários públicos, clientes e concorrência

Redirecionar suas atividades para novas áreas

Aperfeiçoar-se continuamente

Qualificar-se para novas oportunidades de trabalho

Conquistar e manter clientela

Administrar crises

Manter clientela

 

[1] Conselho Regional de Despachante Documentalista – CRDD. Disponível em:  <http://www.crddsp.org.br/crddsp/CBO.aspx>

 

 

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